segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Filmes - Os Fantasmas Se Divertem (Beetlejuice)

Ganhei de natal da minha mãe um box especial de filmes dirigidos pelo Tim Burton, o meu diretor favorito no mundo inteiro, e hoje decidi assistir um filme alegre pra me deixar feliz e poder aproveitar bem meu último dia de férias.
Escolhi ver então, Os Fantasmas se Divertem!


Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice)

Nacionalidade: EUA
Lançamento: 16 de Junho de 1988
Duração: 1h 32min
Dirigido Por: Tim Burton
Com: Michael Keaton, Alec Baldwin, Winona Ryder e mais.
Gênero: Fantasia, Comédia
Sinopse: Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se vêem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinqüenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O'Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. E se o casal não fica apavavorado, Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um "bio-exorcista", para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle.

Site: http://www.timburtoncollective.com/beetlejuice.html

Trailer (infelizmente só em inglês, sem legenda):


Curiosidades:
  • O personagem Beetlejuice utiliza 8 diferentes roupas ao longo de todo o filme;
  • Originalmente Os Fantasmas Se Divertem seria um drama sobrenatural chamado "The Maitlands", que abordaria as dificuldades de um casal em se adaptar com sua vida pós-morte. As cenas escritas no roteiro do filme e vários dos personagens eram bem mais mórbidos originalmente e foi apenas quando o ator Michael Keaton pediu a Tim Burton liberdade artística para desenvolver seu personagem que o diretor resolveu transformar o filme em uma comédia de humor negro;
  • Inicialmente a Warner Bros. era contra a utilização do título "Beetlejuice" e chegou a sugerir um outro título: "Scared Sheetless".
  • Ganhou o Oscar de Melhor Maquiagem e foi indicado ao BAFTA nas categorias Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos Especiais.
Frases do Filme: "Barb, querida, nós estamos mortos. Acho que não temos mais muito com o que nos preocupar." " - O que está errado? / - Estamos muito infelizes. / - O que vocês esperavam, vocês estão mortos!" 
O que eu achei desse filme?

Eu esperava uma comédia engraçada, com humor negro, cidadezinha pequena, casinha em cima do monte e coisas sombrias, como é de costume do Tim Burton. E realmente, tinha tudo isso. E muito mais! Desde o começo, eu me surpreendi. Eu achei que a história era sobre um casal que se mudou para uma casa e eles estavam sendo expulsos por fantasmas, mas é exatamente ao contrário! O casal dono da casa morre, e, de forma hilária, eles descobrem que são fantasmas e não podem sair da casa. Então chega um casal muito chatinho de Nova York, com uma filha gótica e estranha, que é a única na casa que consegue ver os fantasmas. O filme é muito engraçado, eu ri demais, e o casal principal - os que morrem - é muito fofo. Além  do que, a Winona é parceira de longa data do Tim Burton e eu adoro ela, e vê-la com uma carinha de adolescente foi demais. O final também é muito engraçado e surpreendente, até.
Quanto à parte técnica: O filme foi feito em 1988, e parece que foi feito ano passado, de tão moderno. Como eu conheço de cinema, sei quais cenas foi usado Chroma (tela verde) e conheço alguns dos efeitos, que para a época, eram quase como mágica. Os efeitos são ótimos, e a maquiagem do filme dá de 10 a zero em filmes de hoje em dia, é muito impressionante as caras dos personagens, os fantasmas, os mortos... A trilha sonora do Danny Elfman - outro parceiro do Burton - põe você dentro da cena e faz você rir por ela mesma. Quanto a fotografia do filme, eu diria que podia ser melhor, porque tem umas partes que ficaram muito forçadas, um mundo paralelo um pouco falso demais, eu faria essas cenas numa floresta com o cenário cheios de cores estranhas, faria parecer um pouco mais real, mas ainda assim todo o resto é muito bom.
Nota: 10
- sou suspeita pra falar, amo o Burton, mas esse filme merece 10 e todos os Oscar do mundo.

Fontes: Informações Técnicas, Curiosidades e Sinopse: AdoroCinema / Wikipédia 
Frases: IMDb


Nenhum comentário:

Postar um comentário